X Pesquisar:
capa-de-tous-allergiques? https://ssl-ds.static.rtbf.be

Tous allergiques?

CRÍTICA
capa-de-tous-allergiques? https://ssl-ds.static.rtbf.be

Nota: 6,0

Vi uma parte deste documentário à hora do almoço, no canal Sic Notícias, e graças à opção de ver os programas da última semana na box, pude vê-lo na sua totalidade mais tarde em casa.
É um documentário interessante sobre alergias que explica o porquê da sua existência e qual o seu impacto na vida das pessoas.
São reveladas algumas curiosidades para os menos informados nestas matérias, como é o meu caso que desconhecia os perigos das embalagens e recipientes de plásticos aquando do seu contacto com os alimentos, nem como fazer a distinção entre o que é ou não aconselhável utilizar.
Explicam também como as alergias evoluem, quais os ambientes mais propícios para a sua propagação e como certos estilos de vida podem ser potenciadores das alergias. São exemplo disso os ambientes excessivamente esterilizados, como casas com um nível de limpeza exagerado, onde se utilizam muitos produtos químicos. Nestes casos, a criação de defesas é reduzida por o corpo não ser alertado para se defender. Por outro lado, também podemos contrair alergias em ambientes poluídos de forma a alertar o corpo para os perigos desses ambientes. A poluição proveniente do mundo industrial veio aumentar a quantidade de casos de alergia de forma exponencial, trazendo novos tipos de alergias, entre os quais alguns crónicos.
Assim, temos de estar cientes da velha máxima de que tudo o que é em excesso prejudica, verificando as causas dos alertas que o nosso corpo nos dá, evitando ambientes adversos e futuras complicações.
A alimentação é algo que tem repercussões a muitos níveis da saúde e do bem-estar. Por exemplo, é importante ter atenção à flora intestinal pois prejudicar o seu correcto funcionamento pode vir a despoletar alergias.
Como já se pôde perceber, as alergias podem ser vistas como um alerta para os riscos que o nosso corpo corre. Um dos pontos de vista apresentados neste documentário é o dos alérgicos serem sentinelas, visto que a alergia além de alertar o indivíduo, pode também avisar a restante comunidade onde este se insere. Apesar das alergias servirem para expulsar o que está a mais no nosso corpo, a sua existência em larga escala prejudica os alérgicos que adquirem algum tipo de alergia que se pode tornar crónica, deixando de cumprir as funções de expulsar excessos e alertar. É aqui que tudo se torna preocupante.
Como é que algo natural, os elementos base da natureza, podem causar alergias que prejudicam tanto as pessoas? É a esta questão que o documentário responde. No entanto, podemos continuar a pensar acerca deste assunto. Por mais justificações e argumentos que sejam apresentados, podemos ver o problema de forma mais ampla, ou seja, a natureza encontra sempre um equilíbrio. Não farão as alergias em larga escala parte deste equilíbrio?
Quero ainda realçar a utilização de animações que ilustram muito bem o que é exposto. Basicamente o objectivo é “trocar por miúdos”, fazer literalmente um desenho.
No final, cada um deve juntar a informação de forma a tirar conclusões consoante a sua situação e experiências, podendo complementar com pesquisa. O documentário acaba por ser um conjunto de pontos de vista, fundamentados com alguma base científica.

Tous allergiques?
Ficha Técnica
Título: Tous allergiques? capa-de-tous-allergiques?
Director: Patrizia Marani
Elenco: País: bélgica, França, itália
Ano: 2014