X Pesquisar:
capa-de-the-basketball-diaries http://img819.imageshack.us/

The Basketball Diaries

CRÍTICA
capa-de-the-basketball-diaries http://img819.imageshack.us/

Nota: 8,0

Este filme tem muito que se lhe diga, de bom principalmente (ou maioritariamente).
Podemos começar pelo elenco de luxo: Leonardo DiCaprio (é apenas o seu 5º filme e já revela muito do seu talento), Mark Wahlberg, três actores da grande série ‘The Sopranos’ (Lorraine Bracco, Vincent Pastore, Michael Imperioli) e, como não poderia deixar de referir Juliette Lewis (mais um papel com os seus traços tão característicos de aluada, estranha, meio maluca). Este elenco agarra qualquer um.
O tema deste filme é um tema que me interessa muito a nível cinematográfico, o mundo das drogas. Há muito que explorar neste tema e, este filme, explora um pouco de tudo desde os problemas sociais, bem como os pessoais, passando pela ‘evolução’ no tipo de drogas usadas, a decadência da mente e corpo, a recuperação, recaída, entre outros problemas que este vício costuma despoletar. O facto de não se focar especificamente numa destas fases pode-lhe tirar alguma ‘força’ comparando com outros filmes (como o ‘Requiem for a Dream’, por exemplo), mas é compensado pela forma como exploram todas as fases com competência, trazendo-nos grandes planos (há que realçar alguns planos da recuperação) e excelentes actuações.
O facto de ser um filme baseado numa história verídica aumenta o impacto que este tem. A personagem principal é muito interessante, pois apesar de todas as más escolhas que faz não desiste do que lhe dá mais prazer, escrever o seu diário, o qual nos traz bons momentos de narrativa.
Em relação ao cenário, nada melhor que os bairros sujos de Nova Iorque para se desenvolver uma história sobre drogas e jovens delinquentes. Estamos perante o típico cenário do velho e sujo Brooklyn, propício a este tipo de ambientes e histórias, infelizmente.
Em suma, grande representações, com uma história muito interessante, bem construída. Passa uma mensagem importante. Muito bem conseguido. Altamente recomendado!

The Basketball Diaries
Ficha Técnica

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *