X Pesquisar:
capa-de-swiss-army-man www.pinterest.pt

SWISS ARMY MAN

CRÍTICA
capa-de-swiss-army-man www.pinterest.pt

Nota: 7,1

Habitualmente opto por não ver o trailer dos filmes no processo de escolha mas, neste caso, foi o trailer que me despertou o desejo de ver o filme. Isto, juntamente com a participação de Daniel Radcliffe e Paul Dano. Estes são dois actores que, até agora, não me desiludiram em nenhum dos filmes em que participam.

O filme apresenta-nos uma história de fantasia. Esta fantasia pode ser vista como meras alucinações de Hank (Paul Dano). No entanto, a narrativa vai-nos colocando em dúvida e, sinceramente, não me parece importante estarmos preocupados em desvendar, ao longo do filme, se tudo se passa num mundo fantástico ou não.

Usufrui-se mais do filme se nos colocarmos ao lado de Manny (Daniel  Radcliffe) e sofrermos, lutarmos, formos felizes com ele. O filme tem momentos muito fortes e passa uma mensagem de moral ao estilo Disney, ou seja, aquela moral que todos conhecemos mas que não nos importamos que nos relembrem. Juntando a esta moral a narrativa alucinante, podemos dizer que é como se Gaspar Noé tivesse realizado um filme produzido pelos estúdios da Disney.

A acção do filme é muito intensa e o ambiente envolve-nos. Ficamos agarrados a esta Odisseia de dois desconhecidos e, em conjunto com eles, vamos sabendo mais e mais sobre as suas vidas e personalidades. Esta informação não nos é dada de forma leviana, temos de usufruir atentamente desta viagem.

São-nos oferecidos vários momentos de “comédia gratuita”, começando pelo cocó do náufrago (bom início), a flatulência (ainda no mesmo registo, mas original) e, ainda, a erecção (continuando a exploração dos instintos básicos), entre outros momentos. Todas estas cenas, que ajudam a suavizar o drama da história, são protagonizadas por Daniel Radcliffe, de quem não me canso de realçar a excelente actuação.

Este é mais um filme que explora o “mano a mano”, isto é, a acção centrada em duas personagens, as quais criam momentos tão fortes que acabam por nos prender no meio deles. Normalmente, nestes filmes, não queremos sair de onde estamos.

Apenas para rematar, e já sem acrescentar muito, claro que recomendo o filme tanto pelos actores principais como pela narrativa.

SWISS ARMY MAN
Ficha Técnica
Título: SWISS ARMY MAN capa-de-swiss-army-man Elenco: Género: Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Romance
País: estados unidos da américa, suécia
Ano: 2016