X Pesquisar:
capa-de-snowden www.impawards.com

Snowden

CRÍTICA
capa-de-snowden www.impawards.com

Nota: 6,9

Aproveitei um cheque cinema e fui ver este filme. Tinha curiosidade tanto pelo tema como pela actuação do protagonista, Joseph Gordon Levitt.

A sessão começou bem com um pequeno vídeo em que o realizador, Oliver Stone, faz um aviso acerca do uso do telemóvel durante o visionamento do filme, utilizando um argumento bem conseguido.

Oliver Stone está na minha lista de realizadores de qualidade tanto pelo filme Natural Born Killers como pelas críticas que são feitas aos seus outros filmes, como é exemplo o Platoon (que ainda tenho de ver). No entanto, o filme Savages deixou um pouco a desejar. Tenho mesmo de ver mais filmes dele para perceber se gosto dos seus trabalhos no geral.

Como costumo referir nas críticas de filmes com base em factos reais, por vezes não existe muito por onde inventar mas é preciso saber seleccionar o melhor que cada história tem para oferecer. Neste caso específico, a história de Snowden tem muitas situações interessantes e penso que, para um filme de 2 horas e 15 minutos, conseguiram fazer um resumo interessante da sua história, ou seja, contam a linha que Snowden seguiu, sem “embrulhar” muito. Como eu sabia muito pouco sobre a história de Snowden, fiquei satisfeito com a informação apresentada. Possivelmente quem está a par dos seus feitos poderá pensar que o filme não traz grandes novidades.

A vida pessoal de Snowden é explorada através da sua relação amorosa, sendo assim que nos apresentam a história de amor quase que obrigatória em todos os filmes. No entanto, neste filme não se mostra um parte aborrecida e desnecessária, apesar de não ser fundamental.

Os actores e a narrativa ajudam-nos a ter uma boa experiência pois acabamos por assistir a um filme de qualidade, simples e directo. É apresentada uma história interessante e que nos faz pensar, apesar de nos mostrar que não temos muitas soluções perante o controlo exercido pelo sistema. Só têm a oportunidade de mudar alguma coisa aqueles que trabalham junto do topo, do poder. Os restantes, são simples peões que apenas podem tentar contribuir com a escolha correcta dos seus representantes, isto quando existe uma escolha correcta. A pressão social é uma opção viável mas tem de mover grandes massas para que tenha impacto.

No final ainda temos a oportunidade de ver imagens reais de Edward Snowden, o que acaba por dar força ao filme.

Recomendo o filme especialmente a quem sabe pouco sobre a vida deste homem mas também a quem já explorou o tema pois é um filme bem realizado.

 

Snowden
Ficha Técnica