X Pesquisar:
capa-de-qu’est-ce-qu’on-a-fait-au-bon-dieu? http://m.imdb.com/

Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu?

CRÍTICA
capa-de-qu’est-ce-qu’on-a-fait-au-bon-dieu? http://m.imdb.com/

Nota: 6,4

Sugeriram-me este filme e pensei que seria interessante por ter um tema com tanto potencial. Apesar de o racismo e a xenofobia serem vistos com maus olhos, especialmente no estado em que se encontra o mundo neste momento, são temas muito bons para serem explorados a nível de comédia. Actualmente, poderemos talvez incluí-los no estilo da comédia negra.
Como tenho vindo a descobrir nos últimos anos, o cinema francês tem grandes obras cinematográficas, a nível de comédia (e não só, obviamente). Já lá vai o tempo em que associava ao cinema francês um registo sóbrio e lento. Posso no entanto manter um fio condutor entre a opinião passada e a actual, sendo este o facto deste cinema explorar muito bem a realidade, de forma crua, fazendo jus a esta característica pela qual o cinema europeu é conhecido.
Gosto sempre de mencionar certos pormenores técnicos, a nível de grafia, mais propriamente, realçando assim os símbolos utilizados no título do filme bem como pormenores de edição como os efeitos das cores nos edifícios e objectos. Estes símbolos e cores remetem para os países de origem das personagens principais, realçando a multiculturalidade na qual o filme se foca.
Mais uma vez, a expectativa fez com que chegasse a desilusão. Rapidamente percebi que o filme não iria estar ao nível desejado, quanto mais superá-lo. Algumas cenas forçadas, a nível de comédia, levaram-me a esta conclusão.
Basicamente tentaram fazer uma longa metragem com um tema que se esgota facilmente, a não ser, claro está, que se desenvolva uma obra genial, o que não é o caso.
Em pouco tempo, este é o segundo filme com que esgota o tema central da comédia, forçando mais e mais piadas e situações cómicas, apenas para cumprir os noventa minutos. Estou a comparar com o filme The Little Death.
Olhando para o exposto até ao momento, pode parecer que este filme é péssimo, o que não é verdade. Na realidade, tem piadas muito boas e, volto a lembrar, o tema é interessante. Apenas não é um filme excepcional.
Nunca é demais dizer que por vezes deveriam saber delinear os limites e espremer o conteúdo de forma a apresentar apenas o melhor. Nem que se passe de uma longa metragem para uma curta, o espectador agradece. Pelo menos não se sente enganado, nem desperdiça o seu tempo. Existem muitas curtas metragens que valem mais que longas.

Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu?
Ficha Técnica
Título: Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu? capa-de-qu’est-ce-qu’on-a-fait-au-bon-dieu? Elenco: Género: Comédia
País: França
Ano: 2014