X Pesquisar:
capa-de-ned-kelly www.imdb.com

Ned Kelly

CRÍTICA
capa-de-ned-kelly www.imdb.com

Nota: 5,9

Este foi mais um filme que vi no canal Hollywood. Escolhi-o por ter a participação do actor Heathe Ledger.

Temos um Western em que os protagonistas lutam contra as forças policiais que abusam do poder que têm nas suas mãos, numa época e ambiente supostamente propícios a tal. Não fosse a coragem e determinação da família oprimida, mais propriamente, a família de Ned Kelly (Heathe Ledger), a fazer-lhes frente, possivelmente ninguém o faria.

Esta é a dramatização da história real do fora-da-lei que desafiou as autoridades australianas em meados do século XIX.

A história segue uma linha clichê, sendo que a narrativa não nos traz nada de novo. Chegam a abordar um pormenor de forma inescusável, na minha opinião, quando fazem um grande drama à volta do facto de uma mulher casada não testemunhar a favor do protagonista, como se isto a fosse prejudicar gravemente. Bastava dizer que ele estava a trabalhar naquele dia e nada mais, pelo menos conjugando os factos oferecidos pela acção.

Fazem de Ned o herói banal com todas as características inerentes a este tipo de personagem. Ele é um rebelde apoiado pelo povo e que pretende fazer justiça pelas próprias mãos, tendo um grupo de pessoas chegadas que lhe fazem companhia nesta campanha. É representada a luta intemporal contra o sistema que pode ser facilmente compreendida em qualquer época, pelo menos até aos dias de hoje.

Como ainda não referi pontos positivos, deixo aqui dois pormenores de que gostei. A caracterização e actuação de Heathe Ledger fazem com que tenha um aspecto realista de campónio. O sotaque das personagens é outro ponto que traz veracidade às actuações sendo que este é demarcado o suficiente para que eu tenha percebido de antemão que se tratavam de emigrantes provenientes da Irlanda, possivelmente também por ter visto recentemente a série Peaky Blinders.

Com tão poucos pontos positivos e tanto clichê realçado, posso dizer que não é um filme que recomendo veemente tendo em conta tantos outros bons filmes que poderão ver, mesmo dentro deste género.

Ned Kelly
Ficha Técnica