X Pesquisar:
capa-de-mommy www.cineplex.com

Mommy

CRÍTICA
capa-de-mommy www.cineplex.com

Nota: 8

Posso já começar com a recomendação do filme a quem esteja a ler esta crítica. Normalmente deixo para o fim esta parte mas não se perde nada em ver o filme sem se saber nada acerca dele. É um filme genial.

A expectativa para este filme era elevada e este deu resposta. Pode-se dizer que até a superou.

Começando pela premissa do filme, temos logo uma ideia interessante. Estamos perante um mundo imaginário, numa Suécia em que as crianças problemáticas podem ser entregues ao sistema para que este as controle. Isto deve tudo ser visto de forma literal, ou seja, é mesmo entregar as crianças pois, uma vez entregues, perdemos qualquer direito sobre elas e estas são mesmo controladas pelo sistema, ficando encarceradas, sem direitos.

O protagonista chama-se X (será que o nome tem simbolismo? Penso que sim.) e tem graves problemas psicológicos. A sua relação com a sua mãe é estranha e complicada, tal como as restantes relações que ele trava com as restantes pessoas — se pudermos chamar de relações a essas interacções.

O filme vai avançando pausadamente e torna-se bastante pesado, muito por estarmos tão próximos destas duas pessoas cheias de perturbações. A envolvência atinge um nível tal que no momento da cozinha apeteceu-me fazer parte da acção e ficar preso neste momento fictício para sempre. É um ambiente contagiante de pura expressão de sentimentos. Existe receita mais perfeita que fumar, beber e conversar? Neste ambiente conseguimos conhecer ainda melhor as personagens e vê-las sinceramente felizes. As personagens apresentadas de forma crua são uma característica do cinema europeu que se faz valer nesta produção.

Um pormenor interessante neste filme são os momentos musicais. Estas são cenas têm uma “acção muda” acompanhada de uma banda sonora que ilustra perfeitamente a acção. Adorei estes momentos, são simplesmente Arte.

Esta tragédia vai-se encaminhando para o final sem sabermos muito bem o que esperar. Apenas queria que o filme não acabasse para aguentar os maus momentos e ansiar pelos momentos de felicidade, tão recompensadores.

Chegámos ao final e fui traído pela minha percepção. Deixo só a dica que aquilo que pensei ser uma porta é uma janela. Facto óbvio para os mais atentos mas que me escapou. Felizmente que me alertaram para este facto que faz com que mude toda a compreensão do final. Um final aberto passou a fechado.

Obviamente que recomendo este filme! Isto é cinema!

Mommy
Ficha Técnica
Título: Mommy capa-de-mommy Elenco: Género: Drama
País: canadá
Ano: 2014