X Pesquisar:
capa-de-le-fabuleux-destin-d’amelie-poulain www.pinterest.pt

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain

CRÍTICA
capa-de-le-fabuleux-destin-d’amelie-poulain www.pinterest.pt

Nota: 7.4

Em Amélie, o realizador de Delicatessen (era assim que eu o conhecia), Jean-Pierre Jeunet, volta a apresentar um conjunto de personagens caricatas e, parte delas, compõem a fauna de um prédio — ponto comum entre ambos os filmes.

A grande questão que se colocou neste filme, na minha opinião, foi: o que podemos classificar de estranho ou de normal?

Todo o filme está focado em pormenores.

Logo na abertura temos a pequena Amélie a ocupar-se com as pequenas brincadeiras que todos nós fizemos em pequenos, aquelas que nos ajudam a perceber e a conhecer os objectos e os ambientes que nos  rodeiam, agilizando a nossa mente de forma inconsciente.

Depois, ao longo de todo o filme conhecemos pessoas, relações, momentos, tudo em grande pormenor.

As personagens são todas estranhas porque são analisadas detalhadamente. Ou seja, se olharmos com muita atenção para uma pessoa e se conhecermos os seus hábitos, gostos, vícios manias, existe uma grande probabilidade de a classificarmos como estranha. Porquê? Basicamente porque na definição de estranho são utilizados adjectivos como “singular” e “anormal”. Todos temos características singulares, o que nos torna anormais. Então porque é vista com uma conotação negativa, mesmo que como pensamento/reacção espontânea, a expressão “anormal”? Possivelmente porque queremos seguir o padrão que nos rodeia de forma a evitarmos o destaque, que acarreta um certo peso.

Amélie está alheia a toda esta complicação porque simplesmente é ela própria. No entanto, não está alheia aos problemas de terceiros, os quais está sempre pronta a ajudar. Qual Jimmy (personagem de “Better Call Saul”), está condenada a ter azar na sua missão de fazer o bem.

Tecnicamente temos os efeitos artísticos que ganham liberdade por haver muita fantasia no filme. Obviamente que sou obrigado a realçar também a excelente banda sonora que muitos conhecem e que é um dos grandes marcos deste filme. Eu já ouvia esta banda sonora muito antes de ter visto o filme.

Não preciso de fazer recomendações porque muito provavelmente já tiveram o prazer de assistir a este filme ou já vos foi recomendado.

Que bela obra de arte!

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain
Ficha Técnica
Título: Le fabuleux destin d’Amélie Poulain capa-de-le-fabuleux-destin-d’amelie-poulain
Director: Jean-Pierre Jeunet
Elenco: Género: Comédia, Romance
País: alemanha, França
Ano: 2001