X Pesquisar:
capa-de-edward-scissorhands http://img853.imageshack.us/

Edward Scissorhands

CRÍTICA
capa-de-edward-scissorhands http://img853.imageshack.us/

Nota: 6,6

Decidi voltar a rever este filme tão emblemático, o qual vi e revi inúmeras vezes há muitos anos atrás. É pena não passarem estes clássicos nos canais abertos (sim eu sei que quase toda a gente tem uma assinatura com as ‘MEO’s e Zon’s’ mas os ‘4 canais’ ainda recebem mais atenção do público geral).
Já não me lembrava de quase nada do filme, muito menos da abertura mecânica, que me agradou bastante, uma introdução à história passada do criador do Edward.
Os planos iniciais, cheios de cores vivas, destacam as casas e os carros fazendo um contraste com o cinzento da mansão no topo do monte, dando logo uma sensação de experiência Disney, fazendo jus à história que este filme conta, um conto, uma história de embalar (no bom sentido), apelando ao fantástico para enquadrar tanto esta história como o protagonista.
Estas cores ainda ajudam a enfatizar a dança criada com os carros – acompanhada com uma música à medida -, passando-nos uma rotina suburbana que será criticada/explorada ao longo do filme através das donas de casa (as típicas intrigas, coscuvilhices, o intrometer em todos os assuntos que se passam nas vidas dos vizinhos) e das suas relações familiares e sociais. Acaba por ser uma sátira das famílias suburbanas. O guarda-roupa deste filme – também colorido – joga muito bem com as cenas relacionadas com a descoberta do dom de Edward no que diz respeito ao manusear das suas tesouras, falando dos cortes de cabelo/pêlo. Os seus dotes artísticos não ficam por aqui e, através das suas obras de arte nos jardins, somos arrastados, mais uma vez, para um mundo fantástico ao estilo Disney.
Focando-me na história, é o que se espera para um filme, como este que tenho vindo a descrever: a descoberta, a habituação, os problemas e a resolução dos mesmos. Não segue à risca todas as ‘regras’ (um ponto positivo) mas não foge muito (suaviza o ponto positivo).
Resumindo, gostei do filme, estava à espera de mais mas, uma interpretação como a do Johnny Depp juntamente com um mundo criado por Tim Burton, nunca pode ser mau e fica acima da média nos pontos que fui inumerando. (Re)Vejam. Vale sempre a pena, isto é cinema.

Edward Scissorhands
Ficha Técnica
Título: Edward Scissorhands capa-de-edward-scissorhands
Director: Tim Burton
Elenco: Género: Drama, Fantasia, Romance
País: estados unidos da américa
Ano: 1990

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *