X Pesquisar:
capa-de-donnie-brasco http://img17.imageshack.us/

Donnie Brasco

CRÍTICA
capa-de-donnie-brasco http://img17.imageshack.us/

Nota: 7,7

Al Pacino e Johnny Depp. Em termos de actuação não vale a pensa perder muito tempo pois está quase tudo dito na primeira frase deste parágrafo. Tudo bem, posso ainda acrescentar Michael Madsen, Bruno Kirby e Robert Miano, por exemplo.
Este filme é baseado em factos verídicos contando-nos a história de Donnie Brasco, nome de infiltrado do agente Joseph D. Pistone, que fez parte da Operação “Donnie Brasco” entre 1976 e 1981.
Tal como no filme “The Iceman” temos a conjugação perfeita: grandes actores, história baseada em factos verídicos e o mundo da máfia italiana.
Os ambientes onde a máfia se movimenta estão muito bem retratados – os bares com bilhar, usados como ponto de encontro e “quartel”; os armazéns, que eles assaltam e com quem negoceiam; as ruas vazias de Brooklyn, Nova Iorque, propícias a mais assaltos – bem como o seu guarda-roupa e, ainda, o seu estilo de vida. O mundo da Máfia Italiana está lá todo perfeitamente retratado ao estilo Hollywood, gosto! (É raro na mesma frase estar “Hollywood” e “gosto”, tenho de usar mais vezes Hollywood, secalhar.).
O que adorei neste filme foi a forma como me agarrou. Mesmo sabendo que era baseado numa história verídica, queria que o rumo da história se alterasse, já não é a primeira vez que acontece e é um bom sinal, pois revela que entramos mesmo na história. Quase que se pode utilizar a palavra “sofrimento” para descrever o que comecei a sentir na parte final do filme, tal era a curiosidade, o desejo de que tudo fosse como comecei a especular. Só com grandes actuações como a de Johnny Depp e Al Pacino, conseguimos usufruir de momentos destes (não deixando obviamente de fora os restantes actores que, em conjunto, reforçam toda esta “realidade”), de forma tão intensa. Para reforçar esta ideia, juntemos estas às outras pérolas do cinema (como são exemplo as do filme “The Sunset Limited”).
Em suma, grande filme de máfia, juntamente com os extras do dvd, ficamos a conhecer melhor o que viveu este agente durante a sua infiltração neste mundo.
Quero ainda deixar a nota de que estou extremamente grato pelas remasterizações para Blu-ray de clássicos como este.

Donnie Brasco
Ficha Técnica

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *