X Pesquisar:
capa-de-dans-la-maison http://img841.imageshack.us/

Dans la Maison

CRÍTICA
capa-de-dans-la-maison http://img841.imageshack.us/

Nota: 8,1

De vez em quando temos sorte e vemos, sem querer, um filme acima da média.
Este filme retrata o evoluir da dependência do professor Germain (Fabrice Luchini) pela escrita do seu aluno, Claude (Ernst Umhauer). Tudo começa com um simples trabalho de casa – um texto a descrever o fim-de-semana – que acaba por se tornar num impingir de textos, que são recebidos de forma voluntária/obrigatória/desejosa/receosa (entre tantos outros sentimentos) por Germain, juntamente com a sua esposa que acaba por se viciar nesta história que Claude conta – as experiências na casa do seu recente amigo Rafa, primogénito de Rafa e Esther, evoluindo e adaptando a sua escrita de acordo com as dicas que o professor lhe dá e a forma como quer que este (e outros) reaja(m).
O conceito deste filme é algo fascinante, a roçar muito levemente a loucura, excêntrico. Claude é uma personagem muito forte que controla todo o filme através da manipulação das outras personagens, com uma facilidade e engenho que o eleva a personificar o ‘toque de mestre’ deste filme, ou seja, a sua personagem é o eixo em torno do qual gira a acção. Revela que podemos conseguir tudo através de uma manipulação perspicaz, é uma questão de dedicação e objectividade (muita dedicação no desenvolvimento desta capacidade, caso não seja inata). Se usada para o bem não deve ser vista como algo de mau fundo, tendo em conta que a palavra tem toda uma conotação negativa, pois a sua própria definição pressupõe que é utilizada ‘geralmente em benefício próprio’.
Um ponto interessante foi terem apresentado um tipo de arte baseado na descrição de um quadro através de audio, enquanto observamos uma tela vazia, pintando com a nossa imaginação. Já tinha pensado em algo do género, o que comprova que muito dificilmente se inventa algo cem porcento original mas pode-se sempre criar algo como este filme, totalmente bem conseguido.
Fiquei fascinado com o final do filme, qualquer outro teria sido descabido existindo esta opção. Algo que me fez desejar estar presente naquele local com um bloco e uma caneta.

Dans la Maison
Ficha Técnica
Título: Dans la Maison capa-de-dans-la-maison
Director: François Ozon
Elenco: Género: Comédia, Drama, Mistério
País: França
Ano: 2012

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *