X Pesquisar:
capa-de-curtas-verdes-anos-3 http://criticasdefilmes.com/

Curtas Verdes Anos 3

CRÍTICA
capa-de-curtas-verdes-anos-3 http://criticasdefilmes.com/

Nota: 6,2

(Média das notas individuais atribuídas: 7, 5, 3, 7 e 9, respectivamente.)
Doclisboa International Film Festival 2012 (Site Oficial)

Paisagens de Papel

Como a curta visual que é, sou obrigado a descrevê-la como uma viagem pela história de uma fábrica de papel, através ‘apenas’ de planos sem qualquer diálogo mas que nos dizem o suficiente para percebermos que existe uma situação de abandono que acarreta como consequência a degradação da área envolvente. No início não estava a perceber o sentido da curta mas quando ‘apanhei o fio à meada’ acabei por gostar.

Um Passeio no Vazio

Esta curta faz uma crítica à situação dos jovens portugueses, principalmente fora das grandes cidades, que sofrem com o problema do desemprego após concluirem os seus estudos superiores. Ao contrário da curta de que falei anteriormente, comecei por gostar dos planos sem diálogos mas após o ‘bufar’ do jovem principal e quando se dá a conversa entre os dois jovens, passou a ser, na minha opinião, apenas mais uma curta e não algo memorável. No entanto, fica sempre a mensagem da crítica na qual a curta se baseia.

Cenas de uma Comunidade Política

No seguimento das duas curtas anteriores, temos mais uma crítica social, esta baseada no dia-à-dia de uma pequena comunidade cigana. Penso, mais uma vez, que apenas com imagens tinha sido menos má (mas não boa), os diálogos – no meu entender muito maus – deram-lhe o toque negativo que a curta não precisava. E eu que no início ainda esperei que ia ser uma das minhas preferidas.

Canção do Desterro

Já usei o termo ‘viagem’ mas tenho que voltar a usar pois neste caso posso dizer que se aplica literal e metaforicamente. É uma viagem de comboio pela linha do Douro com planos magníficos. Depois ‘vem’ a ‘viagem’ que nos transporta para a ‘vida’ desta linha abandonada, através da declamação de uma poesia – muito interessante diga-se de passagem -. Foi com muita pena que o narrador tinha algo que me incomodou, talvez o arrastar dos ‘ésses’. Tirando isso, muito bom trabalho.

Lugar do Tempo

E sem muitas expectativas vi esta última curta… e que grande surpresa. Foi a melhor de todas as curtas desta selecção, e a fasquia estava alta. O que tenho a realçar desta curta são: os planos dos velhotes da vila de Aljustrel, captando as suas expressões, os seus traços demarcados por tempos difíceis, vidas sofridas, momentos inesquecíveis de perdas; os diálogos sentidos, o transparecer da dor acumulada ao longo dos anos em que a população sofreu ao serviço da exploração das minas da região; por fim, as canções que ilustram todos estes fortes sentimentos que esta curta nos dá, através de um excelente trabalho, desde edição a captação de imagem. Fantástica!!

Curtas Verdes Anos 3
Ficha Técnica
Título: Curtas Verdes Anos 3 capa-de-curtas-verdes-anos-3
Elenco: Ano: 2012

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *