X Pesquisar:
capa-de-chinjeolhan-geumjassi-(sympathy-for-lady-vengeance) http://img521.imageshack.us/

Chinjeolhan geumjassi (Sympathy for Lady Vengeance)

CRÍTICA
capa-de-chinjeolhan-geumjassi-(sympathy-for-lady-vengeance) http://img521.imageshack.us/

Nota: 7,8

E passado muito tempo (mais de um ano), finalmente vi o 3º filme da Trilogia sobre a Vingança de Chan-Wook Park. Realço que apesar de ser uma trilogia, apenas o é por ter o tema da Vingança em comum. Os filmes não têm qualquer relação em termos de história – Sympathy for Mr. VEngeance (2002), Oldboy (2003), Sympathy for Lady Vengeance (2005).
Este filme trata o plano de vingança de Geum-ja Lee (Yeong-ae Lee), planeado ao mais ínfimo pormenor, de tal forma pensado que o estilo intricado deste realizador é excelente para o apresentar através de um enquadramento peculiar. Vão-nos sendo apresentadas as histórias das companheiras de prisão da protagonista, através de flashbacks, após a sua aparição na história actual. O rol de personagens vai aumentando e vão-se encaixando as peças para o culminar do seu plano. Todas as personagens têm um uso específico. Acabamos por poder separar o filme em 3 histórias, tudo o que envolve o tema da razão pela qual Geum-ja Lee é presa (prefiro não revelar), ou seja, a história pré-prisão, a sua vida dentro da prisão e o pós-prisão, o plano propriamente dito.
Apesar o plano ser complexo, a história em si, se nos abstrairmos de tudo o resto (desde a história das outras personagens aos pormenores técnicos do filme) – se isto for possível… -, é simples. Mas é isso que torna este realizador especial, a forma como também consegue criar obras de arte através de uma base simples.
Este filme, na minha opinião, também deveria ser categorizado como Fantasia, pois apela algo sobre-humano, o que lhe dá um toque de mestre (principalmente para o ‘grand finale’). Tem planos espectaculares de ‘construção’ do meio que envolve as personagens, como o plano do cacifo e da janela (percebem quando virem). Como não poderia deixar de ser, as tão características personagens do cinema asiático, alucinantes.
Quero ainda de deixar um comentário acerca do facto deste realizador focar sempre problemas familiares, dos mais variados tipos (desde os mais discutidos a grandes tabus que, possivelmente, a maioria das pessoas não se lembra da possibilidade de existirem; a outros mais usuais), sempre polémicos e preocupantes. De todos os seus filmes que vi, não houve um que não focasse problemas familiares (ou será que já procuro esse padrão??).
Resumindo, adoro o trabalho deste realizador e, sendo este um filme muito bom, é o ‘menos bom’ da trilogia, valha o que isso valha.

Chinjeolhan geumjassi (Sympathy for Lady Vengeance)
Ficha Técnica
Título: Chinjeolhan geumjassi (Sympathy for Lady Vengeance) capa-de-chinjeolhan-geumjassi-(sympathy-for-lady-vengeance)
Director: Chan-Wook Park
Elenco: Género: Crime, Drama, Thriller
País: coreia do sul
Ano: 2005

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *