X Pesquisar:
capa-de-children-of-men www.redbubble.net

Children of Men

CRÍTICA
capa-de-children-of-men www.redbubble.net

Nota: 6,5

Este é um daqueles filmes que queria ver há muito tempo mas que foi passando. Até parece que já tenho uma categoria para listar estes filmes. Penso que ainda existem mais uns quantos mas saberão de certeza pois hei-de começar a crítica de forma semelhante.

O que eu sabia deste filme? Conhecia o mote da história, ligado à infertilidade nos tempos futuros (não muito longínquos).

O ambiente centra-se num mundo às avessas, a “desmoronar” por falta de procriação humana. Estamos num futuro próximo onde há um misto de tecnologias futuristas e um ambiente recente num pós-guerra, digamos. Como se estivéssemos perante um pós-II Guerra Mundial, para contextualizar melhor.

A história é-nos transmitida por uma câmara que imita a filmagem amadora, possivelmente para nos aproximar mais da história, ou quase como um relato de guerra.

Um pormenor interessante é que do nada… pois este acontecimento “do nada” foi bom (não quero fazer spoiler). Há que dizer bem quando para isso existe fundamento.

O protagonista. Temos um homem sem sentimentos, seco. Quando estamos perante este tipo de protagonista podemos logo desconfiar de que a “parte mole” há-de vir ao de cima, não teríamos nós a oportunidade de idolatrar o herói americano. Existe sempre uma razão por detrás deste tipo de personalidade e este personagem acaba por se revelar apenas frio (por razões sustentadas) e não tanto como se interpreta numa primeira análise (tal como descrito acima). Não quer isto dizer que assim já é a melhor personagem, passa apenas a ser um pouco menos má de suportar.

Posso utilizar estas apreciações acerca do protagonista para fazer uma extrapolação para o filme no seu todo, não é nada de extraordinário (como em tempos pensei) mas não se pode dizer que é mau.

O filme está recheado de moral mas nada que me surpreenda, ou melhor, nada que me faça ficar a “moer”. Quem não sabe que somos naturalmente maus? Fica apenas a faltar definir bem os padrões deste conceito.

Obviamente que não vou deixar de mencionar que é sempre bom ver/ouvir uma referência a Portugal, neste caso específico, aos Açores.

Children of Men
Ficha Técnica