X Pesquisar:
capa-de-byzantium http://img689.imageshack.us/

Byzantium

CRÍTICA
capa-de-byzantium http://img689.imageshack.us/

Nota: 6,5

Após as curtas, vi no MotelX este filme.
Do realizador Neil Jordan, o mesmo de ‘Entrevista com o Vampiro’ (e a série ‘The Borgias’), chega-nos mais um filme de vampiros.
Este filme apresenta-nos a história de duas vampiras que estão neste mundo há dois séculos, enfrentando sozinhas as vicissitudes emergentes de um estilo de vida baseado no mistério e no segredo, camuflado pela mentira, pelo menos por uma delas… Clara (Gemma Arterton) sustenta-as através dos lucros obtidos com a profissão que exerce desde a juventude, é prostituta. Sendo esta conhecida, na gíria, como ‘a profissão mais do mundo’, é uma opção que se mostra viável, acabando por ser útil na contenda de manter o seu segredo e rentável. Por outro lado, Eleanor (Saoirse Ronan), é uma jovem púdica, pacata, que gosta de viver na solidão, isolada de relações sociais. Esta é uma boa opção pois não consegue mentir – fruto da educação recebida no orfanato onde foi criada – e, isto pode-se revelar prejudicial para ambas.
Gostei da forma como a história é contada com a acção a desenrolar-se nos tempos modernos, alternando-se com o relato da história das duas protagonistas. A forma como alternam as duas acções é interessante pois pode ser utilizada uma simples passagem (corta uma cena, começa a nova), como a introdução de uma personagem em que a sua acção se está a desenrolar no passado mas dentro da cena que se encontra no presente, é um toque muito interessante.
O ambiente acaba por ser, maioritariamente, insípido (sem uma conotação negativa, se puder ser), no presente, levando a acção a desenrolar-se com calma, o que vai de acordo com a personagem Eleanor, a sua postura. Quando assistimos a cenas com ‘mais acção’ estamos na presença de Clara, não querendo dizer que esta não participa nas cenas calmas.
A trama entre estas personagens e os ‘vilões’ é normal, sem novidades do que já se conhece, uma irmandade de vampiros com as suas regras a impor a qualquer custo. Acabei por afastar o mais que pude esta trama, seguindo a história das duas vampiras, a sua relação.
Não estava à espera de mais, nem de menos. Agora tenho de voltar a ver o filme ‘Entrevista com o Vampiro’, para poder comparar mas, pricipalmente, para relembrar este filme que foi um dos que marcou, cinematograficamente, a minha infância.

Byzantium
Ficha Técnica
Título: Byzantium capa-de-byzantium
Director: Neil Jordan
Elenco: Género: Drama, Fantasia, Terror
País: estados unidos da américa, irlanda, reino unido
Ano: 2012

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *