X Pesquisar:
capa-de-birdman https://pt.pinterest.com

Birdman

CRÍTICA
capa-de-birdman https://pt.pinterest.com

Nota: 8,0

Este é um filme que julguei pela capa mas tive de me redimir aos prémios que ganhou e, depois, às opiniões de pessoas mais chegadas. Apesar da opinião destas últimas não ter sido nada de especial, disseram que eu poderia gostar por ser o meu estilo de filme.
Tinham-me falado do monólogo, que é bom, mas não o suficiente para fazer deste um grande filme.
Tinham-me falado que tecnicamente está muito bom, e realmente adorei, especialmente alguns planos e também a «câmara perseguidora».
Não me tinham falado de Edward Norton, «isso» sim é algo que merece ser mencionado. Grande actuação. Consegue sempre manter o nível.
O que todos deveriam falar é dos diálogos, que grandes diálogos. Isto sim, faz dele um bom filme.
Mas pelo que passo eu? Um crítico? Isto é que foi destruir os críticos. Sorte a minha que me refugiu atrás de apenas dar a minha opinião. Agora se me armasse em crítico era pior (acho que já me defendi…). Mas vamos lá então.
Bom início. Não sendo um filme de fantasia, tudo o que é fantástico passa como metáfora. Tal como gosto que usem clichés propositadamente, também gosto da fantasia fundamentada.
Tecnicamente, temos cinema! Gostei das mudanças bruscas de som e os bons planos iniciais agarraram-me desde logo. Houve consistência a este nível durante todo o filme, como por exemplo a «grande bateria» (composição musical de excelência) e a tal «câmara perseguidora» (estou a gostar desta expressão, mostra bem ao que me refiro).
Além de serem bons aos níveis técnicos referidos, também têm conteúdo, como a sátira feita à especulação dos profissionais dos meios de comunicação. Um momento cómico bem escrito e bem representado.
Também criticam o cinema dirigido às massas. Apesar de serem duas críticas banais, estão feitas com fundamentos válidos e coerentes.
A nível de argumentos, utilizados em várias das discussões deste filme, estamos muito bem servidos. Assisti a argumentos originais, ou seja, que nunca tinha ouvido serem articulados desta forma. Um bom exemplo, é a explicação da confusão que muitas vezes se faz entre amor e admiração, bem como o tal diálogo da filha com o pai (aquele que já mencionei acima). Bem pensado e real. Boas sínteses de situações mais complexas.
Tendo em conta que ainda agora olhei para a crítica que fiz ao filme Magnolia, vejo aqui algumas semelhanças nos temas. Também neste filme presenciamos a frustração de não se poder desistir, a pressão alheia. Outra semelhança é serem ambos bons filmes.
Fazendo uma breve referência aos prémios que este filme arrecadou, acho que se podem justificar facilmente visto que, como em muitas outras situações da vida, quem está por dentro sente mais, não estivéssemos a falar de um filme que representa a indústria do cinema. Quem é que atribui os prémios?

Birdman
Ficha Técnica