X Pesquisar:
capa-de-curtas-a-hora-de-almoco-–-motel-x-2015 http://www.motelx.org/

Curtas à Hora de Almoço – Motel X 2015

CRÍTICA
capa-de-curtas-a-hora-de-almoco-–-motel-x-2015 http://www.motelx.org/

Nota: 6,2

(Média das notas individuais atribuídas)

Website Oficial Motel X

E na terceira e última visita ao Motel X fui ver as Curtas à Hora de Almoço. Estas curtas-metragens estavam a concorrer para o Prémio MOV e são todas produções portuguesas.

Ermida
Sinceramente a única coisa que gostei foi a paisagem inicial. Vi um erro de corte, o que mostra falta de profissionalismo no que respeita à revisão do produto final. A história não trazia nada de novo e não me cativou.

Miami
Esta curta explora um problema interessante da juventude, querer atingir a fama a todo o custo. Tal como no filme “Je suis a vous tous suite”, também estamos perante um ambiente de bairro social, podendo utilizar os mesmos argumentos afectos à relação entre os jovens. A protagonista quer afirmar-se e fugir daquele estilo de vida através da fama.
Juntando a desmotivação familiar à frustração adquirida no caminho ao estrelato (mais especificamente nos castings), assistimos ao crescimento do desespero da personagem. Daqui surgem actos extremos, mostrando que ela está disposta a tudo para atingir os seus objectivos, acabando por ser vítima da sua ingenuidade e egocentrismo.
Um pormenor de que gostei foi o olhar de Raquel, atento e expressivo, embebendo as opiniões das amigas.
No geral, é uma boa curta, com um tema e ambiente actual, que poderá servir como exemplo para quem se identificar.

Andlit
Uma curta-metragem feita em stop motion, uma técnica que gosto. Tem boas personagens e é sentimental.
De uma forma bem articulada, passa a mensagem pretendida.
A única coisa que tenho a apontar é o facto de estar em inglês. Sei que desta forma pode alcançar um público mais vasto mas sendo uma produção portuguesa, poderia estar em português e utilizar legendas, por exemplo.

O tesouro
Uma curta-metragem baseada na obra homónima de Eça de Queirós. Este é logo o primeiro ponto positivo, utilizar como base o que de melhor temos na nossa cultura.
Gostei do filtro utilizado de forma a dar um aspecto medieval. Também gostei da banda sonora e ainda dos actores.
A meu ver os diálogos estão bem adaptados à época, sendo uma espécie de “diálogos de fusão”, entre a época em questão e a actualidade. Para muitos os palavrões poderão ser um excesso ou uma facilidade (em termos de agarrar um certo tipo de público ou chocar), mas para mim tornam tudo mais rude, tal como a época pede.
Basicamente estamos perante uma história que tem como base a ganância. Um tema intemporal que dá sempre que pensar e que é bom para se discutir.
Alterava apenas um pormenor que seria passar a parte da festa para depois dos créditos. Não consigo dizer que esta parte está a mais porque gostei dela, no entanto penso que ficaria melhor “separada” da acção.

The Last Nazi Hunter 2
Nesta curta-metragem temos a participação de, pelo menos, um actor conhecido de muitas produções portuguesas, Joaquim Nicolau. O papel dele de “mecânico piadolas” está muito bom, como não poderia deixar de ser tendo em conta a sua qualidade.
Continuando a explorar o âmbito das produções nacionais, tenho pena de não ser falado em português. Tal como referi em uma das críticas anteriores, o recurso às legendas é uma boa opção para ultrapassar a barreira linguística.
Gostei do pormenor da stop motion na abertura.
Depois, percebe-se logo a qualidade da produção através da qualidade de imagem e filmagem. As belas paisagens envolventes também ajudam muito a exponenciar esta qualidade.
O conceito é engraçado, fantasiando a caça de nazis como se se tratasse da caça às bruxas ou vampiros. A história é bem contada, deixando sempre aquele interesse em saber mais.
Tem um final muito bom, com uma boa punch line, como só um bom contador de histórias sabe criar.
NOTA: Apesar de ser o 2, este é o primeiro filme produzido por Carlos Silva e a sua “equipa jovem”.

Assim me despedi de mais um Motel X que com certeza irei visitar de novo no próximo ano!

Curtas à Hora de Almoço – Motel X 2015
Ficha Técnica
Título: Curtas à Hora de Almoço – Motel X 2015 capa-de-curtas-a-hora-de-almoco-–-motel-x-2015
Elenco: Género: Terror
País: portugal
Ano: 2015